Processo de soldagem: dicas de segurança

Introdução

Já é de senso comum que o processo de soldagem não é nada simples. Estamos aqui justamente para reforçar algumas informações importantes. Se você já for um trabalhador da área, nossas informações serão complementares, mas se você for uma pessoa que ainda não tem muita prática, essas dicas podem realmente te salvar.

Orientação sobre local de trabalho:

Não é difícil identificar que o a soldagem é resultado da produção de muito calor. Além disso, o processo também produz muitas faíscas que podem ocasionalmente originar incêndios ou até mesmo explosões. Por outro lado, é de extrema importância que o local de soldagem ou corte tenha equipamentos e funcionários capacitados e muito bem preparados e que trabalhem dentro das normas de segurança.

Evitando incêndios e explosões no processo de soldagem

Em segundo lugar, sempre que for possível, trabalhe em um lugar específico para a soldagem. É de muita importância também, que nos locais de solda e corte não tenham materiais inflamáveis, como: gasolina, tintas, solventes, papéis e madeiras. Uma excelente alternativa também é instalar barreiras contra o fogo e respingo. Em outras palavras, quando não é possível executar a soldagem ou corte em uma área específica para isso, instalar proteções não inflamáveis podem auxiliar na prevenção.

Pessoal:

Muitos profissionais também não têm conhecimento ou ignoram o perigo da exposição direta aos raios emitidos pela solda e dos gases criados a partir da alta temperatura entre metais.  Por isso, nós vamos te alertar quanto a isso.

Você sabia que a ventilação é um fator importantíssimo para a solda ou o corte? Então, como já foi falado, no processo de soldagem alguns gases podem ser emitidos e caso você não tenha uma ventilação adequada, a inalação desses gases pode te causar danos irreversíveis a saúde.

Por exemplo: NUNCA solde perto de desengraxadores a vapor ou de peças que acabem de ser desengraxadas, pois a decomposição desse produto, gera um gás chamado fosgênio que é ALTAMENTE tóxico. Uma atmosfera com menos de 18 % de oxigênio pode causar tonturas, perda de consciência e eventualmente morte súbita.

Itens indispensáveis para o processo de soldagem

Máscara de solda – a máscara é importantíssima para a proteção dos olhos e do rosto. Quando você solda, você se queima e os raios UV (que são produzidos pela aproximação do eletrodo com a superfície) são muito prejudiciais aos nossos olhos, podendo até mesmo acarretar em câncer.

Luvas – servem para a proteção das mãos, que é o lugar com mais proximidade e contato com os raios UV. Em casos que o operador deixa de usar as luvas, queimaduras graves podem ocorrer na nossa pele.

Mangote – proteção de toda extensão dos braços. 

Perneira – proteção das pernas e canelas

Avental- proteção do peito e barriga

Botas– Proteção para os pés. Existem modelos com bico reforçado com materiais não condutores de eletricidade.

Segundo dados do mercado de trabalho para a profissão, são 105,683 de trabalhadores no ramo da solda. Então, especialmente nessa semana do soldador, não se esqueçam também de se cuidar, pois a sua contribuição é muito importante para todos nós.

Os equipamentos geralmente são feitos em raspa de couro, o que barateia muito o custo de cada equipamento para o consumidor final, um bom exemplo de uma loja que contém todos os produtos citados é a CS Ferramentas, aproveita que na semana do soldador, tem muita oferta!
Confira nossa nova matéria referenta a maquinas de corte plasma e maçaricos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.