Qual é a diferença entre parafusadeira profissional e de hobby?

Há muita diferença entre parafusadeira profissional e de hobby. O material de hoje traz uma explicação completa sobre esse assunto para você tirar todas as suas dúvidas.

Máquinas para hobby

A ferramenta hobbysta prevê um uso esporádico, por isso, tem atributos técnicos de menor potência e performance do que uma profissional. 

Atributos como: 

  • capacidade do motor; 
  • do mandril; 
  • dos rolamentos. 

Muitos atributos se tratam de itens que o usuário não vê externamente, mas interferem na intensidade de desempenho nos trabalhos. Por esse motivo, o custo dela costuma ser menor.

Caso você utilize a máquina para montar móveis em casa, instalar forros, colocar cortinas ou até mesmo fazer artesanatos e brinquedos como passatempo, alguns modelos dão conta do serviço. 

Acima de tudo, preste atenção nas características que diferenciam uma das outras.

Mas, caso você utilize para montar móveis em casa, instalar forros, colocar cortinas ou até mesmo fazer artesanatos e brinquedos como passatempo, tanto ela quanto alguns modelos da Black & Decker ou Bosch podem dão conta do serviço. E acima de tudo preste atenção nas caracteristicas que diferenciam uma das outras :

Marcamodelobateriavoltmandrilluz de ledtorque
Makita makita hobby DF001-DW Lítium  3,6V 10 mmnão6 NM
Boschparafusadeira-bosch-smart-gsr-1000 GSR 1000Lítium12V6 mmsim6/15 Nm
B&D black-and-decker-1 CD121K-BR Cadmio12V10mm não6 Nm

Máquinas semiprofissionais

As parafusadeiras semiprofissionais atuais são máquinas de boa qualidade usadas como apoio para as profissionais ou para serviços rápidos. São leves e duram um período maior por possuírem baterias de melhor qualidade, de 12v e 18v. 

Alguns modelos da Stanley e Dresden são bastante utilizados em serviços como: 

  • assentamento de portas; 
  • montar móveis; 
  • fazer furos em azulejos; 
  • furos em parede utilizando a função martelete.

Recomendamos esse modelo para quem trabalha sozinho, pois ele exige alguns cuidados de manuseio que terceiros podem não ter. Apesar de ser relativamente frágil, cumpre bem o seu propósito como máquina de apoio semiprofissional.

As dimensões de uma máquina dessas costumam ser de porte pequeno e leve, pesando cerca de 890 g sem a bateria e 1,120 kg com ela. Essa leveza pode te ajudar, pois a torna de fácil manuseio.

Marca modelo bateria volt mandril luz de led torque
Dresden DRE12VLítium12V10 mmsim 26Nm
Makita makita-semi HP331DWY 1,5AH Lítium 12V10 mmsim30Nm
Dresden DRE18V Lítium 18V13 mm sim37Nm
Stanley stanley-semi Sch12s2k  Lítium 12V10 mmsim26 Nm

Máquina profissional

As máquinas profissionais são mais pesadas e podem ser usadas em longos períodos e em materiais mais duros. Suas dimensões são de 24 cm x 23 cm e pesam cerca de 1,650 kg com a bateria e 1,300 kg sem. Apesar de serem mais pesadas, os operários de empreiteiras de construção costumam já ter experiência com elas.

Máquinas sem escova de carvão, chamadas de brushless, além de mais leves, têm maior potência e, consequentemente, maior custo.

A DeWalt conta com modelos muito indicáveis. Seus modelos podem ser utilizados em construções civis com capacidade de furar buchas de até 10 mm. 

Em outras palavras, você terá segurança e a certeza de que a sua máquina não lhe deixará na mão. Mas, lembre-se de que ela não é indicada para a aplicação diária em concretos.

Marcas modelo bateria volt mandril luz de led torque
Makita makita profissional DHP 453SYE lítium 18V13 mmNão42 Nm
DeWalt Parafusadeira Furadeira de impacto DeWalt 20v DCD-776 DCD776-LC1 lítium20V13 mmSim 42 Nm
Bosch bosch profissional GSB 180 lítium 18V13mmsim54 Nm

Conclusão 

O ideal na hora de comprar a sua ferramenta é entender a sua necessidade. Fazendo isso, você adquire a máquina perfeita que atenderá às suas demandas e evitará uma visita indesejada na assistência técnica

Em outras palavras, caso você só utilize ferramentas em manutenções domésticas, uma de hobby é excelente. Caso trabalhe sozinho, prestando pequenos serviços, uma semiprofissional lhe atenderá.

Caso o seu trabalho seja mais pesado, precisará de um modelo profissional. Aplicar uma máquina de hobby em serviços pesados pode quebrar o equipamento e causar danos ao material onde foi usado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.