Qual melhor Corte Plasma ou Maçarico?

Para escolher se qual melhor Corte Plasma ou Maçarico?, embora possa parecer estranho, principalmente a quem desconhece do assunto e pode não saber a diferença entre esses dois métodos, a comparação não é tão simples quanto alguns podem pensar.

O Maçarico (Oxiacetileno) é o processo mais antigo de corte que existe. Usa uma fonte de calor de alta temperatura, advinda da queima de um combustível (Acetileno com Oxigênio) , geralmente com uma tocha para aquecer e cortar o metal. Então, o oxigênio é transferido para o metal, queimando-o como um óxido de metal. Enquanto isso, o corte a plasma corta o material condutor usando um jato de plasma e uma carga elétrica.

Embora ambos os métodos de corte possam normalmente fazer o trabalho, cada técnica possui recursos que lhe dão uma vantagem sobre a outra. Isso torna a escolha entre os dois dependentes do trabalho exato que precisa ser feito e as coisas importantes para a forma como você deseja que o trabalho seja concluído.

Isso significa que um veredicto final para esse debate pode não ser possível, pois há prós e contras em cada um deles.

Prós e contras do corte a plasma

Os cortadores de plasma são os reis da precisão e versatilidade, pura e simples. Um corte feito com um cortador de plasma é muito mais preciso e deixa a menor bagunça (ou escória) possível. Quando você faz um corte com um cortador de plasma, não há muita limpeza no corte.

Quando se trata de versatilidade, o método de corte usado por um cortador a plasma é o vencedor para a maioria. Um cortador de plasma permitirá cortar formas, perfurar metais e muito mais. Enquanto um cortador de oxi-combustível tem suas especialidades, o que coloca o plasma acima do topo em versatilidade é sua capacidade de trabalhar em alumínio e aço inoxidável; um cortador de oxi-combustível não fará o trabalho com nenhum desses materiais.

Poder de corte

A principal desvantagem do corte a plasma é que ele luta para manusear materiais com mais de dois centímetros de espessura, mas, para limpeza e precisão, não pode ser derrotado.

O plasma pode ser preciso, mas o oxiacetileno é de longe o método de corte mais poderoso. Enquanto o plasma pode cortar materiais de até alguns centímetros, o oxi-combustível pode cortar materiais com até dois pés de espessura. Quando se trata de poder, nem chega perto. Obviamente, a desvantagem desse aumento de potência é que os cortes com oxi-combustível são mais sujos e requerem muito mais limpeza.

Tempo de Pré Aquecimento

O plasma não exige que o metal seja pré-aquecido antes do corte, o que economiza tempo, e os cortadores a plasma também superam as tochas de oxi-combustível ao cortar metais empilhados. Velocidades mais rápidas podem ser alcançadas em metais mais finos com plasma, com distorção mínima ou inexistente.

Variedade de Materiais

Além disso, se você precisar trabalhar com alumínio ou aço inoxidável, o plasma é sua única opção.

Custo beneficio

Para decidir qual melhor corte plasma ou maçarico o custo importa sempre. O acúmulo de custos ao longo do tempo tem um papel importante na decisão em qual desses dois tipos de plataformas de corte investir.

Os cortadores de plasma geralmente são mais caros que os de oxi-combustível. Para muitos, isso pode acabar sendo um caso em que as economias iniciais não compensam as despesas contínuas, porque os custos adicionais do uso de oxi-combustível podem aumentar durante a vida útil da máquina.

. Apesar de isto estar se invertendo muito rápido e os preços de máquinas a plasma estarem caindo muito

 Bagunça de um maçarico de oxiacetileno

você usa mais gases e materiais para obter um corte limpo do que usaria com um cortador de plasma. Além disso, enquanto você perde materiais para limpar um corte de oxigênio, também está gastando horas preciosas de trabalho e valiosas que poderiam ser gastas na continuação do projeto.

Quando se trata dedesempenho

os cortadores de plasma são incrivelmente versáteis e fazem coisas que os cortadores de oxi-combustível simplesmente não conseguem lidar. Enquanto um cortador de oxiacetileno é a opção para cortar materiais extremamente espessos, o plasma faz o trabalho de maneira rápida e limpa em outros casos.

Pensamentos finais

Acredito que agora você ja sabe sua resposta de qual melhor corte plasma ou maçarico ? O Maçarico a oxiacetileno existe há muito tempo e tem sido usado com sucesso por gerações para trabalhos grandes e pequenos. O plasma, por outro lado, é uma invenção muito recente, realmente sendo amplamente difundida nos últimos 20 anos.

A menos que você precise do poder do oxi-combustível, você poderá se surpreender com a qualidade e rendimento que o cortador a plasma tem a oferecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.