Lixadeiras elétricas: Orbitais ou Roto-orbitais?

Lixadeiras elétricas: Orbitais ou Roto-orbitais?

Estamos aqui mais uma vez para sanar as suas dúvidas sobre as lixadeiras elétricas, a final, qual a ideal para você? Orbital ou Roto-orbital? Qual a diferença entre elas?

Sente e fique confortável na sua cadeira que a gente vai te explicar tudo.

Vamos começar falando sobre as orbitais, que são aquelas máquinas quadradinhas. Quando se fala nessas máquinas, o ideal é a utilização em massas e paredes, lembrando sempre que em hipótese nenhuma ela deve ser usada em gesso.

As lixadeiras Orbitais

As lixadeiras elétricas orbitais costumam ter um custo mais acessível em comparação com as roto-orbitais, porém, também entregam um acabamento inferior. Outro ponto a ser levado em consideração também é que as lixas que são usadas nas orbitais são mais fáceis de serem encontradas nas lojas, porém esse argumento também possui um contraponto pois muitas vezes essas lixas rasgam com muita facilidade, então você terá que parar o seu serviço para trocar as lixas com bastante frequência.

Porém, entre fazer o serviço manualmente e fazer com uma orbital, é melhor fazer com a ferramenta, é muito mais fácil e você só vai ter o trabalho de guiar a máquina e trocar as lixas.

As lixadeiras roto-orbitais

Já as lixadeiras roto-orbitais, tem características diferentes. Esse modelo é muito indicado para madeiras. Ela tem duas funções: a de vibração (oscila) e a rotação (girar). Com a junção dessas duas funções, essa fermenta consegue entregar um acabamento bem superior comparado à orbital. Além disso, esses modelos possuem reservatório de pó, o que deixa o serviço bem mais limpo. O que permite um bom acabamento é que a vibração risca a superfície e a rotação tira esse risco, fazendo com que a superfície já fique bem-acabada.

homem utilizando uma lixadeira de modelo roto-orbital da DeWalt

Outro ponto interessante, é que as lixas são presas por um sistema de velcro, o que facilita bastante na hora de trocar as lixas.

Porém, a lixadeira roto-orbital também tem os seus pontos negativos, por exemplo: o investimento dela costuma ser maior e as lixas também costumam ser mais caras.

Agora que você sabe o essencial, pode considerar as questões que te apresentamos para fazer a melhor escolha, desejamos boa sorte na sua compra e no seu trabalho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.