O guia para quem saber tudo sobre ferramentas

Ferramentas Elétricas e Ferramentas Manuais: Diferenças, semelhanças e dicas

0

O uso de ferramentas elétricas e ferramentas manuais é fundamental em diversas áreas, desde grandes construções até pequenos reparos domésticos. Certamente, você tem uma ou mais delas em casa. 

Criamos um guia básico para esclarecer as diferenças e semelhanças entre esses dois tipos de ferramentas. 

Ferramentas elétricas e ferramentas manuais

A diferença principal entre ferramentas elétricas e manuais é que as primeiras são alimentadas por fontes elétricas, como bateria, combustível, eletricidade e etc. Já as manuais dependem da força de trabalho de quem as maneja. Veja uma breve definição de cada uma delas.

O que é uma ferramenta elétrica?

Ferramentas elétricas são aquelas alimentadas eletricamente, por baterias, fontes, energia elétrica, combustível e etc. Elas funcionam automaticamente, sem a necessidade da manipulação por seres humanos.

O que é uma ferramenta manual?

Como o nome sugere, ferramentas manuais são aquelas operadas manualmente, que dependem da força humana para entregarem o resultado a que se propõem. Não funcionam sem a manipulação direta do ser humano. 

Qual ferramenta escolher: Elétrica ou manual?

A escolha da ferramenta deve ser feita com base na tarefa que será executada, pois cada uma tem suas vantagens e desvantagens em diferentes serviços. Portanto, não há como dizer qual ferramenta deve ser comprada sem definir em que atividade será aplicada. 

Qual é a diferença entre ferramentas elétricas e manuais?

Avaliamos os mesmos parâmetros nos dois tipos de ferramentas. Veja cada um dos quesitos analisados e saiba os pontos fortes e fracos de cada uma delas.

Precisão

As ferramentas elétricas são ótimas em fazer uma tarefa repetidas vezes com precisão, mas seu controle é menor. Um furo fica bem feito com uma furadeira, por exemplo, mas existe um padrão de tamanho das brocas que inviabiliza fazer buracos muito pequenos e rasos. 

Nesse caso, uma ferramenta manual, como uma chave de fenda ou Phillips, executaria bem essa função. Com ela, seria possível aumentar gradualmente um furo pequeno, aplicando mais ou menos força para controlar e chegar ao resultado desejado.

Velocidade

Sem dúvidas, uma ferramenta elétrica trabalha em velocidade mais alta que as manuais. É muito mais rápido, por exemplo, cortar uma tábua de madeira com uma serra circular do que com um serrote manual. 

Além disso, uma ferramenta elétrica otimiza todo o dia de trabalho por dois motivos. Primeiramente, ela é mais rápida e deixa tempo suficiente para a execução das demais atividades. Em segundo lugar, exige menos esforço físico, permitindo que você consiga realizar mais tarefas.

Duração da operação

Uma ferramenta elétrica permite que você trabalhe por longos períodos de tempo na mesma tarefa, pois exige menor esforço físico. As manuais dependem da força humana e tornam qualquer trabalho mais demorado e cansativo. 

Apertar parafusos, por exemplo, é uma tarefa que pode levar algum tempo, dependendo da quantidade de peças. Uma parafusadeira permite melhor desempenho durante maior período de tempo do que uma chave de fenda ou estrela.

Fonte de energia

Como mencionado nos tópicos anteriores, uma ferramenta manual depende da força humana para trabalhar. Enquanto isso, as elétricas  são ligadas a outras fontes de energia para funcionarem.

Segurança

As ferramentas manuais são mais seguras que as elétricas, pois sua manipulação depende totalmente do esforço humano, não havendo interferência externa direta que possa causar acidentes. 

Além disso, ainda que haja acidentes com ferramentas manuais, as lesões causadas são bem inferiores em gravidade do que as por ferramentas elétricas, que têm maior potência.

Custo

Mais um quesito em que as manuais são campeãs. Porém, é sempre importante estudar o custo-benefício, analisando a longo prazo se são investimentos satisfatórios. 

Por exemplo, comprar uma parafusadeira e um conjunto de brocas é mais caro do que comprar um conjunto de chaves. Porém, existe o risco de suas ferramentas manuais se gastarem mais rapidamente ou quebrarem com o uso contínuo. 

Principais ferramentas elétricas

Elas são usadas por diversos profissionais, como mecânicos, marceneiros, pedreiros e eletricistas. As principais usadas por esses e outros profissionais são:

Conheça aqui as principais ferramentas elétricas e manuais para marceneiros.

Principais ferramentas manuais

Além das ferramentas elétricas, as manuais fazem parte da rotina de diversos trabalhadores e também de entusiastas. Uma maleta de utensílios para uso doméstico e profissional deve conter, basicamente:

  • Martelo e pregos;
  • Trena;
  • Chave de fenda;
  • Nivelador;
  • Chave Allen;
  • Alicates;
  • Chave inglesa.

Está procurando ferramentas manuais e/ou elétricas? Encontre o que precisa em nossa loja online de ferramentas, com preço justo e entrega em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.