Disco diamantado: Quais os tipos?

O disco diamantado é uma ferramenta desenhada para obtenção de uma alta performance, com rapidez e desempenho de corte. É comumente conhecido como disco de corte, mas na verdade é um abrasivo, pois o corte é um desbaste linear.

Apesar de um disco diamantado ser considerado uma ferramenta de corte, o corte nos materiais é provocado por desbaste linear. O desbaste é feito pelas chamadas “bandas de corte”: grãos de diamante que são fixados no disco através de uma liga metálica – que, quando expostos na superfície da banda, desbastam o material.

Quais são os tipos de discos diamantados que existem no mercado?

Você encontrará por aí discos de corte diamantados em três tipos diferentes de produtos: contínuo, turbo e segmentado.

Disco Diamantado Contínuo

Utilizados para cortes em pisos, azulejos, porcelanatos e mármores. A banda contínua oferece uma superfície de corte totalmente plana e contínua. Também é indicada para aplicações que exigem alta qualidade de acabamento como, por exemplo, revestimentos cerâmicos, já que sua ação de corte ininterrupta reduz a ação de lascar a superfície do material. Esse tipo de equipamento geralmente é utilizado por pedreiros e assentadores de pisos.

Disco Diamantado Turbo

Precisa realizar cortes em materiais como mármores, granitos, pedras decorativas e alvenaria? Então o disco diamantado turbo é a opção ideal. Pois é muito utilizado para cortes em materiais que não requerem um acabamento com extrema lisura, mas também não podem lascar ou apresentar rebarbas.

Disco Diamantado Segmentado

Seu uso é indicado para corte de materiais brutos que não requerem alta precisão e qualidade de acabamento, como concreto, tijolo, reboco, refratários e basalto.

Conheça o Disco Diamantado 450mm x 12mm Segmentado Hessen para Concreto e Asfalto

Os Discos de Desbaste Diamantado da Hessen são utilizados em máquinas portáteis tipo esmirilhadeira angular.

A categoria de Disco Diamantado Segmentado, pode ser subdividida em cortes para:

Concreto: Serve para cortes de concreto, concreto curado, refratários duros e alvenaria.

Asfalto: Utilizados para cortes em asfalto, asfalto sobre concreto, concreto verde, refratários abrasivos e materiais abrasivos.

Granito e Mármore: Cortes em granito, mármore e pedras naturais.

Multiuso: Serve para cortes em materiais duros, pedras naturais, concreto e alvenaria.

Dicas de uso com segurança em discos diamantados

Para um ótimo rendimento por metro linear cortado de um disco diamantado precisamos ter o conhecimento de alguns dados: Potência da máquina de corte / Dureza do material a ser cortado / Profundidade de corte.
A banda de liga metálica não pode soltar ou quebrar em hipótese alguma durante a operação de corte. Portanto para que isso não venha a ocorrer, nunca forçar o corte e não fazer cortes em curvas. Sempre respeite a velocidade do disco em relação à máquina utilizada.

Pensando em adquirir algum modelo de Disco Diamantado Segmentado ? Conheça a CS Ferramentaso melhor site para comprar ferramentas em todo Brasil. Desde 1992 trabalhamos com venda de produtos de diversas marcas e assistência técnica autorizada. Compre online ou em nossa loja física.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.