6 dicas de jardim: como montar o meu cantinho?

Se você adora decoração de jardim, põe a mão na massa — ou o joelho na grama —  uma dica que não pode escapar é ter um banco ideal! É onde você vai conseguir construir um cantinho para chamar de seu.

Dias ensolarados mudam nosso foco, nos chamando para fora de casa. Mas, para desfrutar dos nossos jardins, varandas, terraços ou do nosso cantinho ao ar livre, precisamos de um lugar confortável.

Apreciar calmamente a paisagem ou o espaço que foi feito com muita dedicação e carinho é muito importante. É tirar aquele momento para ler um livro, bater um papo com a família e amigos ou curtir um momento sossegado.

Trouxemos algumas dicas para escolher um banco de jardim confortável para deixar seu espaço mais agradável e seu momento mais prazeroso. 

Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles…

Rubem Alves

1) Revestimento para área externa

Os móveis que ficam ao ar livre precisam suportar sol e chuva. Por isso, procure um banco que tenha material resistente ou revestimento que o proteja contra as intempéries das mudanças climáticas e temporais. Além disso, devem ser fáceis de limpar

2) Tamanho do banco

Normalmente, as pessoas gostam de montar uma área externa para recepcionar amigos e parentes. Nesse caso, vale a pena investir em um banco maior ou em um par de bancos, para que todos fiquem bem acomodados em um só espaço. 

Banco de jardim com flores e mesa.

3) Decoração de jardim

Para deixar o banco mais confortável, é interessante acrescentar almofadas e encostos. Existem materiais próprios para isso em lojas especializadas. Elas são resistentes ao sol e não se deterioraram com as chuvas.

Banco pequeno com almofada e flores no jardim.

4) Adicione uma mesa

Combine o banco com um modelo de mesa de centro ou canto do mesmo material. Se puder combinar um apoio de vasos, também fica bem. Eles podem ser de madeira rústica, trabalhada, lisa e envernizada, com pés de madeira ou de aço.  

Mesa branca em um jardim ensolarado.

5) Dica para artesãos

Você pode construir o seu próprio móvel com um custo muito baixo e deixar o ambiente muito charmoso. Faça seu banco de blocos e caibros ou usando paletes e algumas almofadas.

6) Cultivo das plantas

Algumas espécies terão maior destaque no seu jardim, outras exigirão cuidados especiais. Veja como escolher e onde colocar cada uma delas.

De quais você mais gosta?

O primeiro passo é escolher entre as espécies de plantas que você mais gosta. Já que montou um cantinho confortável no jardim, precisa garantir que tenha a paisagem que deseja ver diariamente. 

Faça um catálogo com as imagens daquelas que mais gosta e selecione de acordo com o espaço disponível. Lembre-se que elas precisam de espaço para se desenvolver com saúde.

Como escolher o melhor lugar para elas?

Depois de decidir quais plantas farão parte do jardim, veja como se comportam à sombra e sob o sol. Decida o lugar que ocuparão de acordo com seu tamanho, suas necessidades de luz e a sombra que fazem.

Por exemplo, árvores, que são mais resistentes, podem ficar em locais que recebem luz direta e calor. Plantas mais delicadas podem ficar em um pergolado ou próximo aos muros, onde há mais sombra. 

Como protegê-las de animais e outros perigos?

Quem cria animais deve ficar atento ao acesso deles ao jardim. Para proteger plantas menores, mantenha os jarros em locais elevados ou pendure-as. Árvores podem ser cercadas por telas até que tenham resistência suficiente contra os arranhões e mordidas. 

O ideal é manter os animais fastados e cercar todo o jardim para que eles não cavem ou arranquem as plantas. 

Montar um cantinho especial e acertar na decoração de jardim é o sonho de muitas pessoas. Siga as instruções e dicas acima para realizá-lo e, depois, conte-nos como ficou. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.